Visita ao parque Amstelpark, em Amsterdam

Visita ao parque Amstelpark, em Amsterdam

Fala pessoal!

Fizemos uma rápida visita a mais um parque em nossa viagem pelos Países Baixos, desta vez conhecendo o Amstelpark em um dia de leve chuva – o que não atrapalhou em nada. Parque de qualidade é o que não falta por aqui, e esse é um dos melhores da cidade.

Entrada do Amstelpark em Amsterdam, Holanda
Portão de entrada do Amstelpark

O Amstelpark (parque Amstel) é um parque na cidade de Amsterdam, nos Países Baixos, que foi construído e aberto em 1972, para uma exposição de jardinagem. O parque contém uma grande variedade de espécies de plantas e árvores, de vários lugares do mundo, incluindo um Vale dos Rhododendrons (Azaléias), com mais de 130 espécies de azaléias, que costumam florescer na primavera (abril e maio no hemisfério norte).

Está localizado ao longo do rio Amstel (sim, o que dá nome à cerveja!)

Cangurus no Amstelpark
Cangurus no Amstelpark

Há no parque um belo Jardim Japonês, renovado em 2001 para celebrar os 400 anos de relações entre os Países Baixos e o Japão. Esse jardim possui diversas árvores típicas, incluindo espécies de Acer e vários pinheiros.

Trecho do Jardim Japonês no Amstelpark
Trecho do Jardim Japonês no Amstelpark

O parque também possui um pequeno campo de golfe, uma orangerie, rosário, café e restaurante e um pequeno pet zoo, onde pode-se ver animais como cangurus, esquilos e até mesmo um pequeno pasto para vacas.

Lindo exemplar de Acer vermelho no Jardim Japonês
Lindo exemplar de Acer vermelho no Jardim Japonês

Diversas estátuas e obras de arte variadas estão espalhadas pelo parque, como por exemplo uma estátua do pintor Rembrandt van Rijn.

Esculturas decorativas - Ovos de Mosaicos
Esculturas decorativas – Ovos de Mosaicos

Diversos sofás de mosaico decorativos estão espalhados pelo parque, para as pessoas descansarem.

Sofá "I Amstelpark"
Sofá “I Amstelpark”

Na fotografia a seguir podemos ver um banco feito com um tronco de árvore entalhado, e uma caixa com diversos livros disponíveis para leitura no local:

Banco de tronco e livros para leitura no Amstelpark
Banco de tronco e livros para leitura no Amstelpark

Há uma pequena linha de trem no parque, a Amsteltrein, com extensão de cerca de 3,7 km, e que passa por diversos pontos de interesse no parque, como o Rosarium, o Vale dos Rhododendrons, ao Riekermolen (moinho de vento), e outros, em um percurso que dura cerca de 15 minutos.
De 1 de abril a 1 de outubro, o trem circula diariamente entre 10h e 18h. No inverno, o trem funciona às quartas, sábados, domingos e feriados das 11h às 18h. Nossa visita se deu em uma sexta-feira, fora da temporada de circulação diária, e por isso não tivemos a oportunidade de passear com o trem pelo parque.

Árvores no lago principal do Amstelpark
Árvores no lago principal do Amstelpark

Nossa visita se deu no Outono, uma época especial na qual as árvores se tingem de cores variadas entre o vermelho, marrom e alaranjado, ficando especialmente lindas.

Caminho ao longo do lago no Amstelpark, com bancos, obras de arte e muitas árvores.
Caminho ao longo do lago no Amstelpark, com bancos, obras de arte e muitas árvores. No centro da imagem é possível ver a obra  Madame Anna, de 1977, um torso feminino em mármore do artista Ton Hak.

Um ponto de muito interesse no parque é o Monumento Rozenoord, um memorial que relembra mais de 100 civis holandeses que foram fuzilados por soldados alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
O monumento consiste em um gramado com cadeiras vazias. Essas cadeiras estão posicionadas em uma laje de concreto com o nome, data de nascimento a data de execução das pessoas cujo nome é conhecido. Nem todas as vítimas são conhecidas ainda, e por isso há também uma outra laje de concreto sem cadeiras para relembrar essas vítimas desconhecidas.

Memorial Rozenoord
Memorial Rozenoord

O parque é realmente grande e vale a pena tirar um dia todo para visitá-lo. Nós gostamos muito e, quando for possível, pretendemos voltar (de preferência em um dia de sol!).

Informações Gerais

Horário de Funcionamento: Aberto todos os dias, das 08:00h até meia hora antes do pôr-do-sol (portanto, é variável).
Valor da Entrada: Gratuito
Website: https://www.amstelpark.info/
E-mail: info@speeltuin-amstelpark.nl
Como chegar: O parque fica bem próximo à estação de metrô Amsterdam RAI, e recomendamos ir de metrô (caminhada de 7 minutos). Também é possível ir de ônibus, tomando a linha 62 e descendo na parada Weerdestein, ou ainda de bonde, linha 4.
Telefone: +31 20 6444216

Canal no Amstelpark
Canal no Amstelpark

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.