Um nono planeta pode ter sido descoberto no Sistema Solar, dizem pesquisadores

Um nono planeta pode ter sido descoberto no Sistema Solar por pesquisadores do Caltech

O sistema solar pode abrigar um nono planeta que é cerca de 10 vezes maior do que a Terra e orbita o sol muito além de Netuno, de acordo com uma pesquisa publicada na última quarta-feira.

As simulações de computador mostram que o planeta misterioso, se realmente existir, teria uma órbita cerca de 200 a 1.000 vezes mais longe do Sol do que a Terra, de acordo com astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena.

Até agora, o planeta não foi observado diretamente.

“É uma parte muito substancial de nosso sistema solar que ainda está lá fora para ser encontrada, o que é muito emocionante”, disse o astrônomo Mike Brown, cuja descoberta foi publicada na edição desta semana da Astronomical Journal. Brown e o astrônomo Konstantin Batygin, também do Caltech, inicialmente estavam céticos de que um grande planeta assim teria escapado da detecção até agora.

Mas eles modelaram os efeitos gravitacionais do planeta hipotético em diversos corpos conhecidos na região e encontraram uma correspondência quase perfeita. O modelo de computador também previu a localização de outros objetos além de Netuno, em uma região conhecida como Cinturão de Kuiper, e eles também foram encontrados em pesquisas anteriores arquivadas.

Nesse ponto, “meu queixo bateu no chão”, disse Brown em um comunicado.

Pesquisas anteriores de Brown ajudaram a rebaixar Plutão em 2006 como o nono planeta do sistema solar, depois que outros pequenos corpos gelados além de Netuno foram encontrados.

Todas aquelas pessoas que ficaram doidas por que Plutão não era mais um planeta podem se emocionar muito ao saber que há um planeta real lá fora ainda a ser encontrado”, disse Brown.

Este artigo foi publicado originalmente na Reuters (em inglês). Leia aqui o artigo original.

O estudo original de Brown e Batygin pode ser lido no The Astronomical Journal

Crédito da imagem: Concepção artística mostrando a visualização distante do nono planeta. Fornecida pelo California Institute of Technology (Caltech) – Pasadena, Califórnia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.