Sloterplas – um lago escavado em Amsterdam

Sloterplas: um lago escavado em Amsterdam

Nossa viagem aos Países Baixos contou com visitas a diversos parques e jardins botânicos. Neste artigo falo especialmente de um parque bem próximo ao local onde ficamos hospedados em Amsterdam: o Sloterplas.

Lago Sloterplas em Amsterdam - Holanda

O Sloterplas é um lago artificial em Amsterdam, localizado na parte oeste da cidade, no distrito de Amsterdam Nieuw-West. O lago foi escavado entre 1948 e 1956, tem uma profundidade que chega a alcançar 37 metros, e foi originalmente destinado à extração de areia para as bairros ajardinados Slotermeer, Geuzenweld, Slotervaart e Osdorp. Além disso, foram criados um parque e uma área de lazer no meio desses novos bairros, o Sloterpark, que circunda o lago.

Lago Sloterplas em Amsterdam
Detalhe do Lago Sloterplas.

Na prática, existiu no local um lago natural até o ano de 1644, quando a área foi drenada com o emprego dos famosos moinhos de vento holandeses.

Detalhe de uma trilha no parque Sloterpark
Detalhe de uma trilha no parque

No Sloterplas são praticadas várias atividades, como vela, canoagem, pesca e mergulho. Todos os anos, no mês de outrubro, ocorre uma competição de corrido ao redor do lago, a Sloterplasloop.

Pista de Cooper no Sloterplas - Amsterdam
Pista de Caminhada e Cooper no Sloterplas – Amsterdam

Inúmeras aves frequentam o lago e o parque ao seu redor, e há trilhas para caminhada e corrida. É uma área bem tranquila da cidade, especialmente agradável para se passar algumas horas – levamos quase três horas para circular todo o lago andando, com algumas poucas paradas rápidas para tirar fotos ou simplesmente sentar-nos nos bancos que existem espalhados ao longo do percurso.

Trilha de mata no Sloterplas
Trilha de mata mais densa no Sloterplas

Em uma parte do lago há uma pequena praia artificial, bastante frequentada pelos moradores em dias de calor.

Praia artificial no Sloterpark
Praia artificial às margens do Sloterplas

Caminhar pelo parque é extremamente agradável. Além de inúmeras espécies de árvores e flores em geral, é possível observar muitas aves e outros tipos de criaturas, como esquilos e cogumelos gigantes.

Cogumelo em tronco caído no Sloterplas
Cogumelo em tronco caído no Sloterplas

Em conclusão, é um parque grande e com m belíssimo lago. Se você estiver passando pela cidade e tiver tempo de sobra, recomendo uma visita ao local.

Leia também: Hortus Botanicus de Leiden – Países Baixos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *