Pedra do Arpoador, no Rio de Janeiro

Pedra do Arpoador

Caminho de entrada da Pedra do Arpoador, no Rio de Janeiro
Caminho de entrada da Pedra do Arpoador, no Rio de Janeiro

Aproveitando uns dias de folga, resolvi fazer uma visita ao Rio de Janeiro, cidade linda e que tem inúmeros pontos de interesse turístico, incluindo muitos relacionados à Natureza, principalmente pela localização privilegiada da cidade.

Um dos locais que visitei, e que me deixou impressionado com sua beleza foi a Pedra do Arpoador, junto com a praia homônima, localizada entre Ipanema e o Forte de Copacabana (entre o forte e a pedra do arpoador há uma pequena praia chamada de Praia do Diabo).

Praia do Diabo vista a partir da Pedra do Arpoador. Note o MOrro do Pão de Açúcar ao fundo, do lado esquerdo.
Praia do Diabo vista a partir da Pedra do Arpoador. Note o Morro do Pão de Açúcar ao fundo, do lado esquerdo

Trata-se de uma formação rochosa, que forma um conjunto com a praia homônima (a qual tem apenas cerca de 500m de extensão). A praia do arpoador conta com ondas grandes, e por isso é bastante frequentada por surfistas.

Praia de Ipanema vista a partir da Pedra do Arpoador
Praia de Ipanema vista a partir da Pedra do Arpoador. Uma pena que o tempo fechou nessa hora…

Mas voltemos à pedra. O nome do local – Arpoador – é devido ao fato de que antigamente ser possível arpoar baleias a partir dali, pois esses animais costumavam frequentar a região. Logo atrás da pedra encontra-se um parque, o parque Garota de Ipanema, bastante frequentado pelo público e onde muitas vezes ocorrem apresentações de artistas.

Uma trilha na Pedra do Arpoador
Um caminho na Pedra do Arpoador

A partir da pedra do Arpoador tem-se uma vista muito bela do mar e de outros cenários, como a Praia de Ipanema, o Morro Dois Irmãos e até mesmo o Morro do Pão de Açúcar. Na formação rochosa encontramos uma vegetação variada, mas composta por grande quantidade de cactos, e pequenas trilhas ou caminhos que podem ser seguidos, com mirantes espalhados. Muitas aves costumam pousar na pedra. A formação parece pequena, mas não é. Alguns de seus trechos são inclusive íngremes e um pouco acidentados, e é necessário um pouco de cautela, principalmente se o chão estiver molhado, para evitar acidentes.

Confira mais algumas fotos do local:

Mar visto a partir da pedra
Mar visto a partir da pedra
Cacto em flor
Cacto em flor
Morro dois Irmãos - Visto a partir da praia de Ipanema. Também é visível a partir do Arpoador, mas o tempo fechou e o morro ficou envolto em nuvens.
Morro dois Irmãos – Visto a partir da praia de Ipanema. Também é visível a partir do Arpoador, mas o tempo fechou e o morro ficou envolto em nuvens.
Localização da Praia do Arpoador e da Pedra em um mapa com visualização de satélite
Localização da Praia do Arpoador e da Pedra em um mapa com visualização de satélite. Note o Forte de Copacabana à direita, a Praia do Diabo entre o forte e o Arpoador, e a praia de Ipanema à esquerda.

É isso aí pessoal! Em breve postarei sobre outros pontos interessantes do Rio de Janeiro. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *