Dez curiosidades sobre as Sequoias

Dez curiosidades sobre as Sequoias

By Original uploader was Davigoli (photo by Carey Goldstein); transferred to Commons by User:ThomasPusch using CommonsHelper., Public Domain
By Original uploader was Davigoli (photo by Carey Goldstein); transferred to Commons by User:ThomasPusch using CommonsHelper., Public Domain

As árvores conhecidas como Sequoias são as árvores mais altas do mundo, e na verdade podem ser agrupadas em três gêneros distintos: Sequoia, Sequoiadendron e Metasequoia, todos pertencentes à subfamília Sequoioideae da família Cupressaceae.

Cada um desses gêneros possui apenas uma espécie conhecida existente, sendo as seguintes:

  • Gênero Sequoia: Sequoia sempervirens (“Redwood” ou Sequoia Vermelha)
  • Gênero Sequoiadendron: Sequoiadendron giganteum (“Sequoia Gigante”)
  • Gênero Metasequoia: Metasequoia glyptostroboides

Outras espécies extintas são conhecidas apenas por fósseis, como por exemplo Sequoia chinensis, Sequoia magnifica, Metasequoia occidentalis e Metasequoia milleri, entre outras.

Vejamos algumas curiosidades sobre essas árvores magníficas:

  • As sequóias são as árvores mais altas e mais largas do mundo, podendo atingir mais de 115m de altura e 110m de circunferência (11m de diâmetro). Portanto a maior árvore do mundo é uma sequoia.
  • A árvore com o maior volume de tronco é uma Sequoiadendron giganteum batizada de General Sherman, com um volume de 1486,90 m3, localizada na Floresta Gigante no Parque Nacional das Sequóias na Califórnia, EUA. É o maior organismo vivo por volume do planeta.
General Sherman. Créditos da imagem: Tuxyso / Wikimedia Commons / CC-BY-SA-3.0
General Sherman. Créditos da imagem: Tuxyso / Wikimedia Commons / CC-BY-SA-3.0
  • A sequóia gigante chamada de The President é uma das árvores vivas mais antigas do planeta, com cerca de 3240 anos de idade. Possui cerca de dois bilhões de folhas em seus ramos.
    Em comparação, a General Sherman tem “apenas” entre 2300 e 2700 anos de idade.
  • A Sequoia sempervirens pode viver mais de 1800 anos e alcançar mais de 115m de altura, sendo considerada a espécie de árvores mais altas do mundo, sendo encontradas na Costa do Pacífico da América do Norte, da Califórnia até o Oregon.
  • O nome “Sequoia”, aparentemente, foi dado ao gênero pelo botânico austríaco Stephan Endlicher em 1847, em homenagem a um chefe índio cherokee chamado Sequoyah, inventor do primeiro sistema de escrita dos índios Cherokee.
  • A Metasequoia é encontrada apenas na província de Hubei, na China, diferentemente da Sequoia e Sequoiadendron, encontradas especificamente na costa oeste da América do Norte. Três exemplares dessa árvore foram plantadas em uma parte do Central Park, em New York chamada de “Strawberry Fields”, um memorial dedicado ao Beatle John Lennon. São bem menores do que as árvores dos outros dois gêneros.
  • A Sequoia sempervirens é atualmente cultivada em várias partes do globo, com sucesso, como em Portugal, Itália, Inglaterra, África do Sul, México e vários estados dos Estados Unidos. Na Nova Zelândia a árvore foi naturalizada, sendo cultivadas há mais de 100 anos no país.
Sequoia sempervirens no Jardim Botânico de São Paulo - Foto: Fábio dos Reis, arquivo pessoal
Sequoia sempervirens no Jardim Botânico de São Paulo – Foto: Fábio dos Reis, arquivo pessoal
  • A sequoia mais alta conhecida é a Hyperion, com 115,61m de altura, e 4,84m de diâmetro em seu tronco, e foi considerada a árvore mais alta do planeta até 2012. Foi descoberta no Parque Nacional de Redwood, Califórnia, pelos naturalistas Chris Atkins e Michael Taylor em 2006.
    Sua localização exata é mantida em segredo para impedir que visitantes cheguem até ela e para protegê-la contra danos. Até mesmo câmeras de segurança foram colocadas próximas à árvore (e outras gigantes) para monitorar a aproximação de pessoas.
  • Apesar de imensas, as sequoias são árvores relativamente frágeis ao clima – somente se desenvolvem em condições climáticas bem específicas, que incluem faixas de temperatura e umidade e elevação do local. Ainda assim, resistem muito bem a ataques de fungos, insetos e a incêndios, que são comuns nas áreas que habitam. Na verdade, o fogo as ajuda a sobreviver – o calor faz com que seus cones se abram, liberando as sementes que estão dentro, além de espalhar cinzas ricas em nutrientes pelo solo.
Sequoia sempervirens logo após a germinação. Minúscula e delicada, pode atingir até 115m de altura na natureza. Foto de Fábio dos Reis, arquivo pessoal.
Sequoia sempervirens logo após a germinação. Minúscula e delicada, pode atingir até 115m de altura na natureza. Foto de Fábio dos Reis, arquivo pessoal.
  • Apesar de sua longevidade, as sequoias não são as árvores que mais tempo vivem na Terra. Os pinheiros Bristlecone (subseção Balfourianae do gênero Pinus) podem viver mais de 5000 anos, assim como a Fitzroya cupressoides (“Cipreste da Patagônia”), árvore nativa do Chile e Argentina, que pode viver mais de 3620 anos.
  • A casca de uma sequoia gigante pode ter até 70cm de espessura na base da árvore, sendo considerada a casca mais gossa de todas as árvores existentes. Isso ajuda a proteger a árvore de forma extraordinária.

Sabe de alguma Sequóia plantada em algum lugar do Brasil? Fale a respeito nos comentários abaixo!

 

5 thoughts on “Dez curiosidades sobre as Sequoias

  • 02/05/2019 em 8:16 pm
    Permalink

    Sabem me dizer a idade desse exemplar em São Paulo da foto ?

    Resposta
    • 29/06/2019 em 1:01 pm
      Permalink

      Hum.. não é muito antiga, pois me lembro de frequentar o parque quando ela ainda tinha a minha altura. Em breve irei até lá novamente, e perguntarei sua idade, e volto aqui para informar.

      Resposta
  • Pingback: Sequoia-Gigante Metasequoia: Características e Fotos | Mundo Ecologia

  • 02/06/2020 em 9:05 am
    Permalink

    Bom dia.
    Plantei uma Sequoia Sempervirens há 43 anos, na nossa formatura de Engenharia Agronômica, em 29/12/1977, em Espírito Santo do Pinhal- SP.
    Na FAZMCG – Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves. Atualmente UNIPINHAL.
    Vem desenvolvendo-se bem, porém, não atingiu 12 m. até hoje, e notem que já se foram 43 anos.
    Temos altitude de 850m. clima agradável e monocultura cafeeira no município.
    Alguma sugestão para uma aceleração no quesito desenvolvimento e crescimento mais rápido da nossa homenageada ?
    Grato .
    E. S. Pinhal – 02/06/2020 .

    Resposta
  • 11/09/2021 em 5:13 pm
    Permalink

    Boa tarde!

    Amo árvores e as sequoias ocupam um lugar especial na minha admiração por estes seres tão especiais.
    As informações do post são muito ricas e valiosas, e quero complementá-las convidando a todos a conhecer o Parque das Sequoias, localizado em Canela (RS). Estive no local e é maravilhoso, com várias espécies de sequoias plantadas, inclusive uma espécie que literalmente voltou da extinção.
    O site do parque pode ser acessado pelo seguinte link: http://www.sequoias.com.br/ .

    Abraço em todos,
    Mauricio Luz

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.