Conheça o Parque Mário Covas, um pequeno refúgio em plena Avenida Paulista

Parque Mário Covas

O Parque Prefeito Mário Covas se localiza em plena Avenida Paulista, na esquina com a Alameda Ministro Rocha de Azevedo, consistindo em uma área de mais de 5 mil metros quadrados com uma vegetação preservada que inclui diversos tipos de árvores, como abacateiro, cedro, figueira-da-índia, grumixama, mangueira, paineira e pinheiro-do-paraná, entre outras, Além disso, possui uma boa quantidade de aráceas e bromeliáceas espalhadas pelo parque.

Foi inaugurado em 24 de janeiro de 2010 no local onde se localizava antigamente o jardim da residência Vila Fortunato, que era de propriedade da família Thiollier. A residência foi demolida em 1972, e em 1991 o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) iniciou o processo para tombamento do imóvel e também estabeleceu regras para determinar como ele deveria ser posteriormente ocupado.

Parque Mário Covas - São Paulo

 

No parque há vários bancos disponíveis para que se possa sentar e descansar à sombra das árvores e existe também um belo pergolado, sob o qual é possível caminhar.

Parque Mário Covas - São Paulo

 

O parque dispõe de um bicicletário, sanitários, uma Central de Informação Turística Paulista (CIT Paulista), administrada pela São Paulo Turismo, e acesso à Internet disponível no local. É um ótimo local para caminhadas (de curta duração) e apreciação das árvores, sendo bastante frequentado pelas pessoas que trabalham na região durante a semana, e nos finais de semana pelos transeuntes da Avenida Paulista, que costumam entrar no parque para conhecê-lo e descansar um pouco.

Parque Mário Covas - São Paulo
Jardim no Parque Mário Covas – São Paulo

 

O local não possui brinquedos para crianças nem uma pista para corridas, apenas uma pequena pista para caminhadas, porque a área é dedicada principalmente à contemplação da natureza em meio à floresta de edifícios do entorno, e também a eventos culturais.

Parque Mário Covas - São Paulo
Pista para caminhadas no Parque Mário Covas – São Paulo

 

A foto a seguir mostra uma plantação de Bromélias na frente do parque, na entrada da Avenida Paulista:

Bromélias no Parque Mário Covas - São Paulo
Bromélias no Parque Mário Covas – São Paulo

 

Informações sobre o Parque

  • Endereço: Av. Paulista, 1853 – Bela Vista
  • Área: 5.396 m²
  • Horário de Funcionamento: todos os dias das 7h às 18h
  • Telefone: (11) 3289-2160

One thought on “Conheça o Parque Mário Covas, um pequeno refúgio em plena Avenida Paulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.