Conheça o Jardim Botânico de São Paulo

Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico de São Paulo é um dos lugares mais belos e sossegados da capital paulista, sendo, em minha opinião, o melhor parque de toda a Grande São Paulo.

Nele podemos encontrar centenas de espécies de plantas, algumas raras ou em vias de extinção, além de uma fauna diversificada, com destaque para bandos de bugios que podem ser vistos com frequência nas árvores do parque, além de lagartos e várias espécies de aves que vivem no local. A mata que compõe o entorno do parque é remanescente da Mata Atlântica, e dentro dele nasce o Riacho do Ipiranga.

Jardim Botânico de São Paulo - Lago
Jardim Botânico de São Paulo – Lago

 

Um dos destaques do parque são as duas estufas, que abrigam coleções de plantas tropicais, sendo uma delas permanente, simulando um ambiente tropical com um lago de carpas e tartarugas, e a outra utilizada para exposições temporárias, como por exemplo durante as tradicionais exposições de orquídeas que ocorrem todos os anos no local.

Jardim Botânico de São Paulo - Alameda das Palmeiras
Jardim Botânico de São Paulo – Alameda das Palmeiras

 

Outras atrações do parque são o Museu Botânico, o Herbário, o Lago das Ninféias, o Túnel de Bambu, Jardim de Lineu, e uma lojinha onde é possível adquirir souvenires relacionados ao parque; também há um restaurante no local, e estacionamento do outro lado da rua.

Jardim Botânico de São Paulo - Estufas
Jardim Botânico de São Paulo – Estufas

Algumas das árvores notáveis presentes no Jardim Botânico de São Paulo incluem:

Paineira-branca, ingá, indaiá, Grevílea vermelha, Cipreste italiano, Sequoia, Pau-brasil, pinheiro japonês, jerivá, tamareira, imbuia, sobreiro, quaresmeira, sibipiruna, palmito juçara, ipê rosa, pitangueira, palmeira real, pândano, pinheiro de norfolk, sapucaia, entre muitas outras.

Jardim Botânico de São Paulo - Trilha da Nascente do Riacho Ipiranga
Jardim Botânico de São Paulo – Trilha da Nascente do Riacho Ipiranga

Muitas espécies ameaçadas de extinção também podem ser encontradas no parque, tais como: cabreúva-vermelha, gloxínia, grumixama, jacarandá-da-bahia, pinheiro-do-paraná, xaxim-verdadeiro, butiá, imbuia, entre várias outras.

Jardim Botânico de São Paulo - Lago das Ninféias
Jardim Botânico de São Paulo – Lago das Ninféias
Interior de uma estufa do Jardim Botânico de São Paulo
Interior de uma estufa do Jardim Botânico de São Paulo

Dados gerais sobre o parque:

  • Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda – São Paulo / SP (Próximo ao Zoológico)
  • CEP 04301-902
  • Telefone 11 5067-6000
  • Fax 11 5073-3678
  • Website: http://jardimbotanico.sp.gov.br/
  • e-mail: faleconosco@ibot.sp.gov.br
  • Fundação: 1928 (oficializado em 1938)
  • Horário de funcionamento: De terça a domingo e feriados (incluindo feriados que caem na segunda-feira), das 9 às 17 horas.
    No horário de verão: aberto das 9 às 18 horas.Fechado: sexta-feira santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro.
  • Acessibilidade: O parque é acessível em boa parte de seu roteiro, inclusive na Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga. Estão disponíveis na portaria 1 cadeiras de rodas para aqueles que tem dificuldade em se locomover. Já usei esse serviço ao levar minha avó para visitar o parque, e você pode enviar um e-mail solicitando a reserva da cadeira se desejar. No website é possível preencher um formulário para entrar em contato.

 

Museu no Jardim Botânico de São Paulo
Museu no Jardim Botânico de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.